domingo, 21 de junho de 2009

PASSE ESPÍRITA OU PASSE REIKI?

Por Rudymara <rudymara@ig.com.br>
Enviadas: Domingo, 14 de Junho de 2009 14:41:30

COMO DEVE SER O PASSE ESPÍRITA?

Desde os tempos mais antigos, a imposição das mãos é uma das fórmulas usadas pelas pessoas para auxiliar os enfermos ou afastar deles as más influências espirituais.


Em muitos trechos da Bíblia, vemos Jesus e seus discípulos imporem as mãos sobre os necessitados, rogando a Deus que os curassem. Jesus fez largo uso dessa prática e disse que, se quiséssemos, poderíamos fazer o mesmo. E desde aquele tempo o homem utiliza-se desse recurso para aliviar, consolar, melhorar e até curar doenças físicas e espirituais.


Antes do advento do Espiritismo, sabia-se pouco sobre a prática desse costume. Os fenômenos de curas eram envoltos em mistérios e tidos como acontecimentos sobrenaturais. Com a chegada da Doutrina Espírita, os Espíritos superiores explicaram o porquê das coisas. Ensinaram que as mãos serviam como um instrumento para a projeção de fluidos magnetizados, doados pelo operador, e fluidos espirituais, trazidos pelos Espíritos. Segundo eles, os fluidos curativos eram absorvidos pela pessoa necessitada por meio dos centros vitais (chacras), acumuladores e distribuidores de energias, localizados no perispírito e pelo próprio corpo astral que age como uma esponja. Estavam assim explicadas, teoricamente, as curas promovidas por Jesus e pelos curadores de todos os tempos.


Entre nós, seguidores de Allan Kardec, a imposição de mãos sobre uma criatura com a intenção de aliviar sofrimentos, curá-la de algum mal, ou simplesmente fortalecê-la, ficou conhecida como "passe".


O passe é um dos métodos utilizados nos centros espíritas para o alívio ou cura dos sofrimentos das pessoas. Quando ministrado e recebido com fé, o passe é capaz de produzir verdadeiros prodígios. Têm como objetivo o reequilíbrio do corpo físico e espiritual. ENTÃO O PASSE CURA? Sim, mas não todos os casos. Ás vezes, o bem do doente está em continuar sofrendo, por isso devemos esclarecer a todos porque ficamos doentes, porque uns conseguem a cura e outros não, etc. Para que os que não alcançarem a cura, não saiam decepcionados ou achando o Espiritismo uma religião de charlatães.


Por isso, André Luiz em Opinião Espírita, cap. 55 disse: "(...) os Centros Espíritas precisam, ao lado do trabalho de passe, propiciar os meios para que seus frequentadores conheçam a doutrina e se exercitem num trabalho íntimo de evangelização, para a conquista da saúde definitiva." Porque a verdadeira saúde é o equilíbrio e a paz que, soubermos manter onde, quando, como e com quem estivermos. Depende de nosso ajuste espiritual às leis divinas. E o maior preventivo de enfermidades está na reforma íntima, esforço para o Bem, com o cultivo da fé, do estudo, da oração e da fraternidade.


Com a cura física, talvez, a pessoa se afirme na fé e desperte para o Bem. Às vezes, porém, assim que se vê curada, se atira de novo ao desregramento, voltando a se prejudicar. Mas quem aprende que precisa se aprimorar espiritualmente e nisso se empenha, quer alcance ou não a cura do corpo, encontrará o caminho para a cura verdadeira e duradoura, a manutenção do equilíbrio em seu espírito, o seu EU imortal. Portanto, empenhemo-nos em curar males físicos, se possível.


Mas lembremos, porém, que o Espiritismo "cura sobretudo as moléstias morais". Não queiramos dar maior importância à cura de corpos do que ao fim principal do Espiritismo, que é "tornar melhores aqueles que o compreendem." CADA CENTRO ESPÍRITA TEM UM MÉTODO DE APLICAR O PASSE? Alguns sim, mas não deveria. José Herculano Pires no livro "Obsessão, O Passe e a Doutrinação" diz que: "o passe espírita não comporta as encenações e gesticulações que hoje envolvem alguns teóricos improvisados, geralmente ligados a antigas correntes espiritualistas de origem mágica ou feiticista.


Os espíritos realmente elevados não aprovam nem ensinam essas coisas, mas à prece e a imposição das mãos. O PASSE DEITADO NA MACA É PRÁTICA ESPÍRITA? Não. Este método é praticado pelos seguidores do Reiki. Eles não aceitam as filas de espera e acham impessoal o passe. Por isso, utilizam maca, onde o paciente recebe energia com hora marcada, música relaxante e essências aromáticas. SE É BOM, POR QUE NÃO ADOTAR TAL MÉTODO? Porque o passe espírita também é bom e para ser bom aprendemos que não precisa de recursos materiais. Os espíritas precisam ajudar a renovação das idéias religiosas e não conseguirão isso, se ocultar sempre o que já conhece e se ceder sempre aos atuais costumes religiosos. Além do que, o espírita tem o dever de não ficar preso às fórmulas religiosas que nada mais lhe significam.


Vejamos o que disse José Herculano Pires, no mesmo livro acima citado: "Todas essas tolices decorrem essencialmente do apego humano às formas de atividades materiais. O passista consciente, conhecedor da doutrina e suficientemente humilde compreende que ele pouco sabe a respeito dos fluidos espirituais, e o que pensa saber é simples pretensão orgulhosa, limite-se à função mediúnica de intermediário. Muitas vezes os Espíritos recomendam que não façam movimentos com as mãos e os braços para não atrapalhar os passes. A técnica do passe não pertence a nós, mas exclusivamente aos Espíritos Superiores. Só eles conhecem a situação real do paciente, as possibilidades de ajudá-lo em face de seus compromissos nas provas, a natureza dos fluidos de que o paciente necessita e assim por diante."


Nós espíritas precisamos estar vigilantes. Já estão implantando apometria nas Casas Espíritas porque acham que a desobsessão espírita está ultrapassada. Agora estão querendo fazer o mesmo com o passe espírita. Qual será o próximo? Mais uma vez José Herculano Pires nos alerta: "O Kardec superado, dos espíritas pretensiosos dos nossos dias está sempre na dianteira das conquistas atuais. O Espiritismo é a Ciência e acima de tudo a Ciência que antecipou e deu nascimento a todas as Ciências do Paranormal, desde as mais esquecidas tentativas científicas do passado até a Metapsíquica de Richet e a Parapsicologia atual de Rhine e McDougal. Qualquer descoberta nova e válida dessas Ciências tem as suas raízes no O Livro dos Espíritos. Todos os acessórios ligados à prática tradicional do passe devem ser banidos dos Centros Espíritas sérios. O que nos cabe fazer nessa hora de transição da Civilização Terrena não é inventar novidades doutrinárias, mas penetrar no conhecimento real da doutrina, com o devido respeito ao homem (Kardec) de ciências e cientista eminente que a elaborou, na mais perfeita sintonia com o pensamento dos Espíritos Superiores."


Então, queremos esclarecer, mais uma vez que, não somos contra métodos, técnicas, rituais, etc., adotados por outras seitas ou religiões. Pregamos o livre arbítrio, portanto, temos obrigação de exercê-lo. Mas, não é por respeitarmos que as adotaremos. Não queremos impor aquilo que acreditamos a ninguém, mas não queremos que nos imponham o que não aceitamos, ou que implantem na Casa Espírita o que não pertence a ela. Não escrevemos para criticar, ofender, brigar, até por que este não é o intuito da Doutrina Espírita. Apenas utilizamos esse meio de comunicação para tirarmos dúvidas e divulgarmos o Espiritismo como ele é aos espíritas, não-espíritas, simpatizantes e até não-simpatizantes, com muito respeito. "A maior caridade que podemos fazer ao Espiritismo é sua divulgação", disse Emmanuel. Portanto, a pratiquemos

Um comentário:

Anônimo disse...

O excerto “(...) Os Centros Espíritas precisam, ao lado do passe, propiciar os meios para que frequentadores conheçam a doutrina e se exercitem num trabalho íntimo de evangelização, para a conquista da saúde definitiva.” não existe no livro Opinião Espírita.

Casa do Caminho - Pindamonhangaba