sexta-feira, 19 de junho de 2009

COMO SE PREVENIR DA IDÉIA DO SUICÍDIO

JORNAL EXTRA

COLUNA: EM NOME DE DEUS

DE: GERSON SIMÕES MONTEIRO

DATA: 21/06/2009

COMO SE PREVENIR DA IDÉIA DO SUICÍDIO

No entendimento dos técnicos do Ministério da Saúde, o suicídio já é considerado um problema de saúde pública, e tem como principal causa a depressão. Esta doença, segundo a Organização Mundial de Saúde, atinge pelo menos 8% da população mundial, o que constitui, em termos do nosso país, aproximadamente 15 milhões de brasileiros em estado depressivo.

Os pensamentos sobre suicídio não devem ser considerados sem importância ou vistos com indiferença. É falso o conceito de que a pessoa que fala sobre suicídio não tenta nem tentará suicidar-se. Esse é o momento de ajudá-la, procurando estar mais perto dela. Fazê-la sentir-se amada é fundamental para levantar a sua auto-estima. É bom saber que a pessoa com baixa auto-estima, e sem objetivos na vida, entra num processo depressivo de funestas conseqüências.

Existe o pensamento comum de que um suicídio incentiva outro quando divulgado pelos meios de comunicação. Contudo, é preciso lembrar que a mídia pode também desempenhar um papel relevante na redução do estigma associado aos comportamentos suicidas e distúrbios mentais. E quando se fala em prevenção, merece destaque o trabalho realizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), através do atendimento pelos telefones 141 (gratuito) ou 2233-9191.

A depressão, como vimos, é uma das causas de muitos jovens darem fim à vida física. Outra razão pode ser a influência de Espíritos obsessores, movidos pelo desejo de vingarem o mal que sofreram em outras encarnações. Sobre isso, apresentamos no livro de nossa autoria, "Suicídio e suas Conseqüências", distribuidora@ceerj.org.br. o depoimento de Hilda, Espírito de uma jovem suicida que, além da sua rebeldia em não aceitar a vida com suas naturais dificuldades, foi também obsidiada. Livro disponível na Rua dos Inválidos, 182 – tel: 2224-1244

E se você passa por momentos difíceis, abra o seu coração para Deus em uma oração, dizendo: Meu Pai! Ajuda-me nesta hora difícil, porque sei que o Senhor nunca está pobre de misericórdia! Porém, se você perdeu parentes, amigos, colegas de trabalho, pelo suicídio, conte com o apoio psicológico do Projeto Comviver, através do e-mail: projetocomviver@terra.com.br.

Gerson Simões Monteiro

Vice-Presidente da FUNTARSO

Nenhum comentário:

Casa do Caminho - Pindamonhangaba